De acordo com informação disponível na página da Direção-Geral das Artes (DGArtes), este regresso do Festival de Ópera de Óbidos, que esteve inativo nos últimos anos, resulta de uma parceria entre a Associação Banda de Alcobaça (ABA) e o Município de Óbidos.
O festival, que “celebra a força, a expressão e a resiliência das mulheres”, conta com o apoio da DGArtes e vai ter lugar na Quinta das Janelas, em Óbidos.
Além da ópera “La Serva Padrona” (08 e 10 de setembro), serão também apresentados os espetáculos operáticos “A Voz Humana” (09 e 10 de setembro), com música de Francis Poulenc e libreto de Jean Cocteau, e “Don Giovanni” (15 e 17 de setembro), de Wolfgang Amadeus Mozart e Lorenzo Da Ponte.
Além destas apresentações, o programa contará com uma Gala de Ópera, dedicada ao tema “Mulheres: Da Paixão à Inocência — uma Dança com o Destino”, que decorrerá no dia 16 de setembro.
Do elenco fazem parte “alguns dos mais reputados intérpretes nacionais”, entre os quais se contam Carla Caramujo, Rita Marques, Luís Rodrigues e José Corvelo, segundo o texto publicado no ‘site’ da DGArtes.
No que respeita aos intérpretes internacionais, conta-se a participação de Marília Zangrandi, Jeroboám Tejera e Christian Lujan.
A encenação está a cargo de Jorge Balça e Carlos Antunes e os figurinos são da autoria de Nuno Esteves (Blue) e Nuno Braz de Oliveira.
Os cantores serão acompanhados pelo Coro do Festival de Ópera de Óbidos, dirigido por Filipa Palhares, e pelas Orquestras La Nave Va e Filarmónica Portuguesa, dirigidas por António Carrilho e Bruno Borralhinho, respetivamente.
Este será “um regresso auspicioso num local surpreendente”, considera a organização, destacando que “o espaço escolhido para acolher o Festival de Ópera de Óbidos é a maravilhosa e inusitada Quinta das Janelas, em Gaeiras (Óbidos), cuja construção remonta ao século XVI”.
O diretor artístico, André Cunha Leal, espera que com esta edição “o Festival de Ópera de Óbidos não só recupere a sua antiga glória, mas também alcance novos patamares e aspirações internacionais”.
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